A pandemia mudou o cotidiano do mundo e trouxe centenas de notícias que desanimam.
Mas que tal observar a vida sob outro ângulo? Os sistemas fotovoltaicos podem iluminar esses dias obscuros com energia de qualidade e boas notícias.
Energia solar: iluminando em dias obscuros
Não há como negar que 2020 foi um ano atípico. O mundo se viu obrigado a parar, e se resguardar em casa acabou sendo uma forma de cuidarmos uns dos outros.
O lar que antes era um local apenas para o repouso durante as semanas agitadas, se tornou home office e local indispensável para zelar pela própria saúde.
Os dias obscuros de incerteza, puderam ser amenizados pela qualidade da energia solar.
Nesse período de pandemia, os céus mais limpos contribuíram para a produção de mais energia solar, o que resultou na redução na conta de luz.
Afinal, ficar muito mais tempo em casa acaba impactando na forma como ocorre o consumo de energia. E quem não investiu em sistemas fotovoltaicos, percebeu esse forte impacto durante a pandemia.
As contas de energia dos imóveis ficaram sensivelmente mais altas. Ocasionando a necessidade de adaptação financeira para algumas famílias durante a pandemia.
O setor de energia solar manteve seu crescimento
Se preocupa com a economia durante e após essa crise mundial? Então a boa notícia é que o segmento de energia solar continuou crescendo durante a pandemia.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o uso de energia solar cresceu no país durante o primeiro trimestre do ano.
O que é um ótimo sinal para a economia, além de ser um indicador positivo para a saúde do planeta. Afinal, a energia solar é limpa, renovável e inesgotável.
Sendo um tipo de energia que não gera impacto ambiental, como acontece com o uso de energia de fontes tradicionais.
E o melhor é que, com o preço dos sistemas fotovoltaicos em queda, a energia solar deixou de ser um artigo de luxo, passando a ser uma aquisição acessível para diversas famílias brasileiras.
É uma possibilidade para quem vai manter o home office
A energia solar se torna cada vez mais acessível, sendo um investimento que gera economia para quem irá adotar o modelo de trabalho em home office.
Algumas empresas estão buscando manter parte da equipe em home office após a pandemia. Afinal, esse modelo de trabalho gera economia para a empresa e é benéfico para o colaborador.
Uma vez que, a rotina se torna menos estressante ao evitar ter que sair diariamente com horário marcado para chegar ao trabalho, enfrentando trânsito e outras dificuldades.
No entanto, trabalhar em casa acarreta no custo de aumento da conta de energia elétrica. Algo que pode ser revertido com o investimento em sistemas fotovoltaicos.
A escolha de um sistema fotovoltaico de qualidade, permite que seu investimento tenha retorno em média de 4 a 6 anos após a instalação, tornando as altas contas de energia parte do seu passado.
O futuro dos sistemas fotovoltaicos
É possível projetar um futuro bastante satisfatório para o segmento de energia solar.
Afinal, a energia solar é um investimento para reduzir gastos mensais, contribuindo para que as empresas se mantenham competitivas durante o período de crise.
O que faz com que, muitas empresas busquem adaptar seus prédios após a pandemia, visando instalar um sistema fotovoltaico.
Além disso, famílias estão cada vez mais adaptando sua renda e aproveitando financiamentos para investir em sistema solar.
De maneira que, a procura se mantenha intensa, contribuindo para que o setor continue crescendo em cenário de pós-pandemia.
A energia limpa é melhor para todos
A energia proveniente de sistemas fotovoltaicos é a mais indicada para preservar o planeta. Sendo o tipo de energia que irá auxiliar a diversificar a matriz energética do país.
Portanto, a energia solar é parte do presente, assim como será parte do futuro de famílias e empresas brasileiras.
Ajudando o país a ter dias iluminados, mesmo quando os momentos são difíceis.
Iluminar até mesmo os dias mais obscuros é possível, sempre mantendo a esperança em dias mais felizes para o mundo.