Você já se questionou em relação ao futuro dos sistemas fotovoltaicos?
Muitas pessoas que pensam em investir nesse tipo de sistema, acabam se questionando a respeito disso. Afinal, é um investimento elevado e que precisa valer a pena no longo prazo.
Sistemas fotovoltaicos como principal fonte de energia mundial
A cada ano o uso da energia solar cresce ao redor do mundo, o que indica que ela tende a ser a principal fonte energética mundial daqui alguns anos.
No entanto, atualmente são utilizados materiais para a conversão de energia solar, como o rutênio. Esse é um metal que está entre os mais raros do planeta.
Para continuar a expansão do uso de sistemas fotovoltaicos, é preciso investir em novas tecnologias que aliam sistemas fotovoltaicos e natureza.
De modo que, seja possível substituir metais raros para utilizar materiais que são mais abundantes na natureza.
Sistemas fotovoltaicos e o uso de amplos espaços
Para que um sistema fotovoltaico seja capaz de suprir um grande empreendimento, é preciso ocupar grandes espaços de terra com sua instalação.
Na UFRJ, por exemplo, houve a criação de um estacionamento com sistema fotovoltaico.
Toda a parte do telhado que protege 65 veículos é tomado por placas fotovoltaicas. Dessa forma, a área do estacionamento oferece luz para 70 residências universitárias.
A melhoria gera uma economia de aproximadamente R$63 mil por ano na conta de luz da instituição de ensino. No entanto, como pode ser percebido, toma o telhado inteiro da área coberta para carros.
A necessidade de espaços amplos para a instalação de placas fotovoltaicas quando se trata de um projeto maior, é por si só, um fator limitante com relação ao uso dessa tecnologia.
Para ampliar a capacidade humana de produzir energia proveniente dos sistemas fotovoltaicos, é preciso cuidar da natureza.
Quando o céu está limpo e a poluição diminui, a produção de energia solar aumenta. E isso se dá devido ao fato de que, os raios solares incidem com maior eficiência sobre as placas.
Aumentando a geração de energia solar. Exatamente como aconteceu durante a pandemia.
Sistemas fotovoltaicos e natureza são grandes aliados
A natureza é uma aliada no que diz respeito a produção de energia solar. Quando o ar está mais puro, as placas se tornam mais eficientes.
E esta é uma relação recíproca, afinal, a natureza também se beneficia quando a energia utilizada em empreendimentos é limpa, inesgotável e renovável.
Um sistema fotovoltaico dura em média 30 anos, sendo eficiente para produzir energia limpa para o imóvel no qual está instalado.
Ou seja, são 30 anos em que o imóvel estará reduzindo seu impacto ambiental.
Uma vez que, não estará usando energia proveniente de combustíveis fósseis ou outras fontes que prejudicam a saúde do meio ambiente.
Essa integração entre sistemas fotovoltaicos e natureza está sendo cada vez mais valorizada e percebida.
Fazendo com que, pessoas que se preocupam com o meio ambiente optem por empresas que buscam usar energia renovável, por exemplo.
Cuidar da natureza para um futuro melhor
O futuro dos sistemas fotovoltaicos depende dos recursos naturais. Assim como todos na Terra dependem da natureza.
Desta forma, cuidar da natureza é importante para o bem-estar de todos os ecossistemas.
Em contrapartida, se não houver o mesmo cuidado e dedicação com a preservação da natureza, o impacto causado pelos humanos pode ser irreversível.
Diferentemente de um sistema fotovoltaico que pode ser ajustado, a natureza não se regenera tão rapidamente.
E esses dois sistemas são interdependentes. Portanto, cuidar da natureza é indispensável para ter sistemas de energia eficazes ao redor do mundo.
Assim, a natureza é um bem extremamente precioso e necessário para que o futuro dos sistemas fotovoltaicos seja tão promissor quanto é esperado.
Assim como é indispensável para um futuro saudável para todos os habitantes da Terra.