As discussões sobre a utilização de energias renováveis em todo o mundo têm aumentado cada vez mais nos últimos anos. Isso acontece devido ao crescimento do desequilíbrio demonstrado na relação entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
Países em todo o mundo, como Japão, Estados Unidos, China, Índia e o Reino Unido, têm aumentado os esforços para promover o uso dessas energias renováveis devido ao aumento de problemas ambientais e correlacionados. O aumento das doenças, o desmatamento da flora, as mortes de animais, bem como o aumento da temperatura do planeta são algumas das consequências do uso de fontes energéticas prejudiciais ao meio ambiente. Pensando, trouxemos aqui esse artigo falando um pouco sobre as energias renováveis e os benefícios que podemos extrair delas.
Acompanhe até o final e entenda tudo sobre esse assunto!
O que são energias renováveis?
As energias renováveis são aquelas geradas a partir de recursos naturais da Terra, sendo reabastecidas pela própria natureza. Essas energias são inesgotáveis, em escala humana, pois estão sempre disponíveis para a utilização. Diferentemente dos combustíveis fósseis, as fontes de energia renováveis produzem baixos resíduos, poluem pouco e não prejudicam o meio ambiente.
Como ainda não se acharam maneiras eficientes de lidar com as fontes de energias não renováveis, seus altos resíduos e seus prejuízos ao ciclo natural e ao futuro do planeta, as energias renováveis tornaram-se imprescindíveis.
Tipos de energias renováveis
Existem diversos tipos de energias renováveis, como:
- Energia Eólica
- Energia Hidrelétrica
- Energia Solar
- Energias das Ondas e das Marés (Ondomotriz ou Maremotriz)
- Energia Geotérmica
- Energia da Biomassa
As três primeiras são as mais comuns e mais importantes, portanto tratarei apenas delas detalhadamente aqui no artigo.
Energia Eólica
A energia eólica é aquela gerada a partir da força dos ventos, pois elas movimentam as pás de sistemas de cata-ventos com ligações aos geradores de energia. Esse tipo de sistema de produção de energia eólica é muito comum em locais litorâneos, onde há muito vento. O litoral nordestino, por exemplo, tornou-se o principal polo de energia eólica aqui no país e é possível ver vários sistemas eólicos ao longo das praias dos estados do nordeste.
A energia eólica possui baixo impacto no meio ambiente (praticamente nenhum), além de uma pouquíssima produção de resíduos.
Energia Hidrelétrica
A energia hidráulica é aquela originada pela força das águas que faz girar as enormes turbinas das usinas hidrelétricas, gerando assim a energia. Essa ainda é a forma de energia renovável mais utilizada aqui no Brasil, apesar dos avanços do uso da energia solar. A geração da energia por meio das águas não causa poluição das mesmas, além de não emitir gases, não impactando no aumento do efeito estufa.
Esse tipo de energia pode gerar alguns problemas, como a necessidade de desocupação de áreas e de transposição de rios para a construção das usinas.
Energia solar
Esse é o tipo de energia solar do momento, tendo batido recorde de investimentos no mundo inteiro (quase 20% a mais em 2018 comparado ao ano anterior) e aqui no Brasil não é diferente. Como a luz solar é o recurso natural mais abundante, mais acessível e com maior facilidade de captação, a energia solar tornou-se um fenômeno. Ela é capaz de suprir a demanda energética de muitos países, sendo uma fonte limpa, saudável e sem geração de resíduos (nem poluição). Seu uso cada vez maior no Brasil, um país tropical com grande incidência de luz solar, tem atraído muitas empresas.
O tipo mais utilizado de energia solar é a fotovoltaica, gerada pela radiação da luz solar nos painéis/placas fotovoltaicos que ficam expostos. Antigamente, devido aos altos custos dos sistemas de energia fotovoltaica, seu uso era restringido às usinas solares geradoras de energia. Entretanto, a tecnologia trouxe avanço na produção dos sistemas e baixou seu preço, sendo possível que casas e comércios já contem com esse tipo de energia renovável. O outro tipo de energia solar é a Heliotérmica, gerada por meio do reflexo concentrado da luz solar em espelhos em um ponto com materiais específicos. Com a incidência concentrada do calor solar, a temperatura desses materiais aumenta e a energia é produzida.
A energia solar heliotérmica, entretanto, só é utilizada no segmento de geração de energia centralizada. Agora que você já conheceu as principais energias renováveis, conheça quais são as vantagens e porque devemos tirar proveito delas.
Vantagens das energias renováveis
As energias renováveis possuem baixo custo em comparação aos combustíveis fósseis, por exemplo, que exigem altos investimentos para extração e produção. Ainda em comparação a esses tipos de combustíveis, as energias renováveis são inesgotáveis em escala humana, o que não acontece, por exemplo, com o petróleo. Enquanto as energias renováveis são democráticas, ou seja, estão mais acessíveis para as pessoas, os combustíveis fósseis causam conflitos contínuos pelo seu domínio, como as guerras causadas por petróleo e gás.
Quanto às relações entre energias renováveis e preservação ambiental, nota-se claramente o pouco impacto delas no meio ambiente. Elas não necessitam de (quase) nenhum processo artificial e não emitem gases nocivos à atmosfera (causando efeito estufa), o que reduz o aquecimento global. As energias renováveis ainda trazem menos riscos ao planeta quando comparadas, por exemplo, à energia nuclear, que põe em risco a vida de milhões de pessoas.
Como você viu, as energias renováveis, com ênfase na energia solar, estão cada vez mais em alta. É certo que nos próximos anos, elas dominarão as formas de geração de energia e ajudarão no maior cuidado ao meio ambiente e ao planeta como um todo. Sendo assim, é importante conhecer cada vez mais esse tipo de energia, apoiar investimentos na sua produção e aprender a tirar o melhor proveito delas.
Se você deseja saber mais sobre a energia solar, a mais promissora das energias renováveis, entre em contato conosco!