20/07

Módulos policristalinos: Quais suas vantagens e de que forma agregam em seu sistema

Os sistemas fotovoltaicos estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, que buscam alternativas para o custo elevado de faturas de energia.

Mas dentre os sistemas fotovoltaicos existem várias tecnologias, como o caso dos módulos policristalinos.

Na hora de escolher seu sistema fotovoltaico é importante entender um pouco sobre módulos policristalinos e como eles podem ser vantajosos para seu sistema.

Os módulos policristalinos juntamente com os módulos monocristalinos dominaram o mercado, representando cerca de 80% dos módulos comercializados.

Mas quais são as vantagens desse tipo de módulo? Será que os módulos policristalinos são os mais indicados para o seu sistema? Nós vamos esclarecer alguns desses pontos!

 

Módulos policristalinos e suas vantagens

 

Os módulos policristalinos são produzidos utilizando silício, tendo seus cristais fundidos em blocos. Sendo um método de produção relativamente mais simples que o método usado para produzir o módulo monocristalino.

Devido ao fato de ser uma produção mais simples e fácil, o custo de produção desse tipo de módulo é menor e consequentemente seu preço ao consumidor é mais acessível.

No entanto, esse tipo de módulo tem como desvantagem a eficiência, nesse caso é entre 14 e 20%.

Isso ocorre devido ao fato de que o polisilício usado em sua produção é menor puro.

O que implica em outra desvantagem: se você vai produzir menos watts por hora por metro quadrado, precisa de mais espaço e maior número de módulos para gerar energia suficiente.

Portanto, quando comparado ao módulo monocristalino, o policristalino precisa de mais espaço para ter a mesma eficiência energética. O que pode ou não representar uma desvantagem a depender de qual a quantidade de energia que seu sistema precisa produzir.

Tendo em vista que, outros fatores também atuam como determinantes para a produção de energia solar. Como, por exemplo, a direção de instalação dos módulos, inclinação, incidência de raios solares e outros detalhes.

 

Durabilidade do sistema fotovoltaico

 

A durabilidade dos módulos policristalinos é a mesma de um módulo monocristalino, que é de em média 25 anos.

Período no qual o seu imóvel estará produzindo energia limpa com máxima eficiência, o que garante benefícios para seu bolso e para o meio ambiente

O módulo policristalino possui alta durabilidade por ser um módulo de boa qualidade. Mesmo sendo produzido de maneira mais simples, esse é um módulo eficiente e acessível.

Sendo indicado para diferentes tipos de projetos. Sempre com o objetivo de tornar a energia solar mais acessível para as residências e empresas brasileiras. Visando a redução de custo mensal e também de emissão de poluentes.

 

Os módulos policristalinos são ideias para climas quentes

 

Um aspecto muito positivo dos módulos policristalinos é que eles são mais resistentes ao calor. O que os tornam muito vantajosos para o mercado brasileiro, tendo em vista o clima tropical.

Essa maior resistência contribui para que o módulo possa ter eficiência ao produzir energia solar mesmo em dias de forte calor.

Pois, ao contrário do que muitos pensam o calor intenso pode atrapalhar a eficiência do sistema solar a depender do tipo de módulo instalado.

Por isso mesmo, em áreas muito quentes o módulo policristalino é o mais indicado. Visando que durante todos os dias do ano, o sistema tenha sua máxima eficiência independentemente de quão quente está.

 

Qual o melhor módulo para meu projeto?

 

A busca por informações mais técnicas com relação aos módulos usados no sistema fotovoltaico costuma ser motivada por essa dúvida.

O sistema fotovoltaico é um investimento relativamente alto, por isso mesmo, é natural querer saber se você está comprando o que existe de melhor em tecnologia.

No entanto, a resposta sempre será “depende”. Cada imóvel e necessidade requer um tipo de instalação. É por isso que a equipe da MS Energia Solar observa as condições de seu imóvel.

O que faz com que os técnicos possam desenvolver um projeto adequado para a necessidade de seu imóvel em específico. Identificando para as suas necessidades qual é o tipo de módulo que melhor se enquadra nesse projeto.

Quando o assunto é sistema fotovoltaico, é preciso identificar quantos watts precisam ser produzidos, quanto existe de espaço disponível e vários outros fatores. Por isso, se você busca um sistema eficiente, conheça a Ms Energia Solar!

Institucional