Os sistemas voltados para a geração de energia solar tornam-se cada vez mais uma realidade na vida de muitas pessoas. A busca pela economia financeira com energia e pela promoção de uma maior sustentabilidade ambiental do planeta faz com que cada vez mais pessoas queiram utilizar essa forma de energia renovável.
Os sistemas fotovoltaicos, que geram energia elétrica a partir da energia solar, contam com diversos equipamentos em sua composição, cada um com uma função. Um dos principais equipamentos são os inversores de energia solar, considerados os “cérebros” dos sistemas fotovoltaicos.
Por conta disso, e por muita gente ainda não conhecer a existência e entender o funcionamento desses inversores, resolvi trazer esse artigo com informações cruciais sobre eles. Acompanhe-o até o final para entender tudo sobre os inversores de energia do sistema fotovoltaico.
O que são e para que servem os inversores de energia solar?
Os inversores de energia solar são equipamentos que têm como função principal a conversão da energia de corrente contínua (CC) para energia de corrente alternada (CA) dentro do sistema fotovoltaico. Essa função é crucial para o correto funcionamento do sistema, tendo em vista que a energia em corrente contínua produzida pelos painéis fotovoltaicos não é própria para uso direto de equipamentos e máquinas.
Sendo assim, eles atuam como uma espécie de adaptador de energia elétrica do sistema fotovoltaico. Outras funções dos inversores do sistema são garantir a segurança e o monitoramento dele, além de manter a otimização da energia produzida. Essa função de otimização da energia produzida é muito importante, principalmente, nos inversores sem transformadores em seu interior.
Isso porque os transformadores esquentam (geram calor), e quanto maior a energia térmica produzida, maior a perda de energia elétrica. A maioria dos inversores, entretanto, ainda possuem a presença de transformadores em seu interior.
Tipos principais de inversores
Existem dois tipos principais de inversores utilizados em sistemas fotovoltaicos: os inversores off-grid e os inversores grid tie (on-grid).
Os inversores off-grid fazem parte dos sistemas fotovoltaicos isolados, ou seja, aqueles que não estão conectados em nenhuma rede pública de eletricidade. Nesse caso, a energia advinda dos inversores é armazenada em baterias e não injetadas nas redes elétricas, como no sistema on-grid.
Os inversores grid-tie (on-grid) são os que estão sincronizados com redes públicas elétricas, nos sistemas que são conectados e não possuem baterias isoladas. A frequência e a tensão que saem do inversor grid-tie possuem as referências daquelas utilizadas nas redes de eletricidade pública.
Os inversores grid-tie possuem uma função de anti-ilhamento, utilizada para o sistema desconectar-se automaticamente da rede elétrica no caso de haver queda de energia.
Como funcionam os inversores de energia solar?
Os inversores de energia dos sistemas fotovoltaicos são equipamentos com o formato de uma caixa de metal. No lado exterior, eles possuem alguns botões, enquanto no seu interior existem diversos componentes, como os transistores. Para que ocorra a conversão do tipo de corrente (contínua em alternada) é necessário que haja um fornecimento de corrente contínua alimentando a saída do inversor. Esse fornecimento é necessário para que haja, na saída do inversor, uma tensão ou corrente alternada de forma imediata para alimentar o imóvel com a eletricidade correta.
Como é feita a instalação do inversor do sistema fotovoltaico?
A instalação do inversor pode ser feita em diversos locais, visto que não há um local específico obrigatório para ele ser colocado.Entretanto, recomenda-se que essa instalação seja feita perto do quadro de distribuição/luz ou dos módulos fotovoltaicos. Essa recomendação é para evitar que haja a necessidade da utilização de uma grande extensão de cabeamentos e conversores, aumentando os custos do sistema.
Qual a vida útil dos inversores de energia solar?
A vida útil média dos inversores tradicionais dos sistemas fotovoltaicos é de 10 a 15 anos, podendo os micro inversores chegarem a 25 anos. Quando os inversores são ligados em sistemas off-grid, aqueles isolados das redes públicas elétricas, sua vida útil costuma baixar para 5 a 10 anos. Como você viu, os inversores de energia solar são equipamentos imprescindíveis no funcionamento dos sistemas fotovoltaicos.
Sem eles, a energia elétrica produzida a partir da energia solar, pelos painéis fotovoltaicos, não seria adequada para uso de equipamentos e máquinas.