Você já ouviu falar que durante o isolamento social causado pela pandemia, a geração de energia solar aumentou?
Esse dado é muito interessante e gerou curiosidade sobre o mercado de energia solar no país. Vem conferir mais a respeito e saciar sua curiosidade!
Geração de energia com o isolamento: aumentou mesmo?
Sim! O isolamento social proporcionou mudanças ambientais significativas ao redor do mundo.
Como por exemplo a diminuição da poluição pelo fato de que as pessoas precisaram ficar mais em suas casas.
Esse efeito causou impacto até mesmo na eficiência das placas solares, que passaram a produzir mais.
Isso ocorre devido ao fato de que, a poluição do ar pode bloquear parte da luz que deveria chegar até as placas, afetando negativamente a geração de energia.
E após várias partes do mundo decretarem lockdown, o isolamento mais intenso fez com que a poluição fosse visivelmente reduzida ao redor do mundo.
Esse menor grau de poluição atmosférica resultou no aumento da geração de energia solar.
Geração de energia durante o isolamento em Deli
Deli é uma das cidades mais poluídas do planeta, segundo Ian Marius Peters que conduziu um estudo sobre o isolamento social e o aumento da eficiência das placas solares na região.
A Índia implantou um bloqueio bastante rigoroso no início da pandemia, visando reduzir o número de contaminações.
Isso ocasionou uma rápida melhora na poluição, que impactou positivamente na produção de energia solar na região.
Segundo o estudo de Ian Marius, a produção por painel solar em área residencial de Deli aumentou até 8,3% em relação aos anos anteriores.
Sendo este, um impacto positivo da pandemia para os imóveis que possuem sistema solar.
E que durante o período dramático puderam produzir energia limpa, para resultar em menos poluição para o meio ambiente e mais conforto para a família que desfruta do sistema.
O impacto da poluição para o meio ambiente
Fato é que, além de ter gerado uma melhora perceptível em várias regiões do mundo com a diminuição da poluição, a pandemia fez com que todos diminuíssem o ritmo de vida.
Com mais tempo em casa, voltados para o lar e preocupados em cuidar uns dos outros, a pandemia fez com que a população ao redor do mundo mudasse a sua própria forma de agir.
É indiscutível que esse período de isolamento gerou mudanças na mentalidade de cada um, fazendo com que muitas pessoas se preocupassem com causas sociais e ambientais.
A percepção de como o isolamento mudou os cenários naturais, proporcionando rios limpos, céu claro e tantas outras mudanças, impactou o mundo.
Que parece finalmente, ter percebido o tamanho do impacto que a ação humana tem causado para o meio ambiente.
Pauta esta que, ao longo dos anos tem sido muito discutida, mas ainda requer maior atenção.
A energia solar como alternativa
Em meio a esse cenário de tantas mudanças, com uma doença assolando o mundo e causando preocupação, as pessoas se deram conta de que é preciso se preocupar com a natureza.
A poluição impacta ao meio ambiente diariamente. E a energia solar é uma solução possível para diminuir esse impacto, gerando energia limpa, sustentável e que é financeiramente viável.
Ao perceberem isso, muitas foram as pessoas que decidiram que após a pandemia, investiriam em energia solar para seus imóveis.
Não só por ser uma energia limpa, inesgotável e renovável, mas também por ser uma energia que gera economia mensal para o dono do imóvel.
O que é extremamente positivo sob vários aspectos.
Não só sob o aspecto financeiro, gerando economia para quem investe nesse tipo de solução, como também marca a intensificação de uma transição energética.
Entenda a transição energética
Ao longo dos últimos anos, muitos brasileiros investiram para tornar seus imóveis autônomos energeticamente falando.
Fenômeno esse que ficou conhecido como transição energética, que é a troca de modelos altamente poluentes para utilizar energia de fontes renováveis, causando menor impacto ambiental.
Esse fenômeno não ocorre somente ligado aos imóveis residenciais.
Indústrias e comércios estão investindo em produção de energia solar, com o objetivo de reduzir não só o custo mensal como também o impacto ambiental de suas atividades.
Afinal, as pessoas buscam cada vez mais por empresas que representam seus ideais. E as empresas verdes estão ocupando cada vez mais uma posição de destaque perante os clientes.
Sendo assim, a transição energética é uma realidade que ganha força com o final da pandemia. Que tal fazer parte desse movimento e produzir energia limpa em seu imóvel?