O agronegócio é um dos segmentos mais importantes para a economia do Brasil. Mas como a energia solar impacta no agronegócio? Existe alguma correlação benéfica para esses dois setores? Continue lendo para conferir.
Limpa, inesgotável e renovável, a energia solar tem marcado cada vez mais presença no agronegócio, gerando economia e diminuindo o impacto da atividade no meio ambiente.
Energia Solar no Agronegócio: Economia e Aumento da Produção
A utilização de energia solar no agronegócio potencializa a capacidade produtiva enquanto diminui o custo de produção.
Mesmo parecendo um investimento inicialmente mais alto, a energia solar no agronegócio é fundamental para reduzir o impacto ambiental da atividade e garantir abastecimento de energia com qualidade.
Tendo em vista que infelizmente, a rede de distribuição de energia brasileira não oferece grande qualidade de distribuição para o campo.
E frequentemente os apagões são responsáveis por diminuir a capacidade produtiva. Além do fato de que a conta de luz tende a ficar alta com o uso da energia da concessionária local, impactando negativamente no custo da produção.
Por todos esses fatores, investir na instalação de placas fotovoltaicas para que o imóvel se torne autossuficiente na produção de energia é uma alternativa inteligente para aumentar a produção.
Contribuindo para que esse investimento mais elevado na etapa inicial se pague. Afinal, as placas possuem validade de em média 25 anos, produzindo energia limpa para seu imóvel.
Irrigação Conectada à Energia Solar
A irrigação conectada à rede de energia representa um grande gasto para o produtor rural. No entanto, a energia solar é capaz de reduzir esse custo em até 90%, se tratando de um sistema conectado à rede da concessionária local.
Caso a sua propriedade não seja conectada à rede de distribuição e a energia solar seja usada justamente para atender sua demanda já existente, ela poderá representar uma economia ainda maior.
Ao investir em energia solar para tornar seu sistema de irrigação mais sustentável, gerando uma economia a longo prazo bastante considerável. O que faz com que a instalação do sistema de energia solar se pague ao longo dos anos.
Tornando o imóvel capaz de produzir mais e melhor, sem precisar pagar por uma conta de energia extremamente elevada.
E o melhor é que o seu sistema fotovoltaico funciona atendendo sua demanda de energia durante praticamente o ano inteiro.
Mesmo em dias nublados, o sistema é capaz de captar a radiação solar e transformá-la em energia. O que garante bons resultados para o funcionamento da produção e a diminuição de seus custos.
Durante os dias de baixa produção, se o imóvel é conectado na rede de distribuição, ele passa a usar a energia da concessionária local e nos dias de maior produção da energia solar essa cota é devolvida.
Funcionando em um sistema de compensação que evita o recebimento de altas contas de luz mesmo que a propriedade use a energia da rede tradicional.
É Um Setor em Expansão
Percebendo a necessidade de diminuir os custos de produção no agronegócio para se tornar mais competitivo e lucrativo e também a necessidade de diminuir o impacto ambiental, muitos são os proprietários que estão investindo em energia solar.
A energia solar fotovoltaica permite ao proprietário que ele produza e consuma sua própria energia, tirando-o da posição de consumidor cativo. Aquele consumidor que só tem como alternativa o uso da energia disponibilizada pela concessionária local.
O que é excelente se tratando do agronegócio, uma vez que ter energia limpa e constante permite ao homem do campo, tornar seu negócio muito mais lucrativo e vantajoso.
Por isso mesmo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vem divulgando cada vez mais dados de crescimento nesse setor. Somente no primeiro semestre de 2019 foram produzidos 32.963 kWp de energia solar em propriedades rurais.
Esse número corresponde a 80% do total que foi produzido de energia solar em 2018. Esse avanço é positivo não só para o produtor que passa a economizar mensalmente, mas para toda a sociedade.
Tendo em vista que o campo passa a ser abastecido com uma energia limpa, inesgotável e renovável. E isso diminui fortemente o impacto da poluição que o agronegócio gera para o meio ambiente.
Se você quer começar a usufruir desses benefícios em sua propriedade, conheça a MS Energia Solar. Temos uma equipe especializada para te atender.