21/08

Confira as principais dúvidas sobre Energia Solar

Está pensando em fazer um investimento para ter seu próprio sistema de energia solar?

Nesse momento, é natural ter várias dúvidas! Por isso, separamos algumas das principais dúvidas sobre energia solar, para esclarecer de uma vez por todas e te ajudar.

Esclarecendo as principais dúvidas sobre energia solar

Na hora de fazer esse investimento, é normal ter dúvidas! Por isso mesmo, separamos algumas das mais comuns para esclarecer e te ajudar a tomar uma decisão consciente, confira.

1. É possível monitorar a produção de energia solar?

Sim! Usando um inversor fotovoltaico conectado à internet, é possível monitorar a produção em tempo real. Podendo, inclusive, fazer esse acompanhamento por meio de seu smartphone.

2. O sistema fotovoltaico, uma vez instalado, dura para sempre?

Essa é uma dúvida muito comum, e a resposta é não.

Após a instalação o sistema dura em média 25 anos com sua máxima eficiência, se houver uma boa manutenção e se os equipamentos instalados forem de boa qualidade.

Após os 25 anos, o sistema começa a perder eficiência, podendo perder até 20% de sua eficiência inicial, mas ele continua funcionando e pode ser usado por até 50 anos.

3. Como é feita a manutenção?

A manutenção pode ser feita por você mesmo, sendo necessário apenas limpar os painéis com água e um pano, uma vez ao ano.

Se as placas estão sujas por conta dos períodos de chuva, basta repetir o processo.

O ideal é usar materiais macios para evitar que a limpeza promova algum risco em seu painel. Os riscos causam perda de eficiência na produção de energia.

4. O sistema fotovoltaico produz energia solar durante a noite e em dias de chuva?

A produção de energia solar depende da radiação do sol. Por esse motivo, não ocorre produção durante a noite.

Nos dias de chuva ou dias nublados, a produção continua existindo, mas tende a ser diminuída. Isso ocorre devido a grande presença de nuvens que atrapalham o processo de gerar energia a partir da radiação.

5. Vai zerar a conta de luz?

A economia pode chegar a até 95% da sua conta de luz atual, mas não vai zerar o valor da conta.

A conta não é zerada porque seu imóvel continua sendo conectado à empresa, usando o valor mínimo mensalmente.

Além disso, é preciso pagar as taxas de iluminação pública e outros impostos que incidem sobre a conta. No entanto, haverá uma economia muito considerável.

6. Posso vender energia solar?

Não é possível vender aquilo que seus painéis produziram e não foi utilizado por seu imóvel. Todo o excedente é transformado em créditos em quilowatt-hora, para ser utilizado em até 60 meses.

Ou seja, você terá gerado créditos para os dias em que seu sistema não produz tanto, seja por estar nublado ou chovendo. E seus créditos vão evitar que no período de inverno, por exemplo, a sua conta de luz suba consideravelmente. 

7. Se faltar luz, o sistema continuará funcionando?

Depende, nos casos de sistemas que contam com um nobreak, o imóvel continua com energia.

Uma vez que o sistema está conectado à rede, se não existe o sistema de baterias de nobreak, a propriedade fica sem energia elétrica tal qual as demais do bairro.

8. Quanto custa a instalação?

O valor da instalação de seu sistema depende de um conjunto de fatores.

Desde a quantidade de energia que seu imóvel requer, até a qualidade das peças que serão usadas, a radiação na região, o tamanho do local e outras questões.

Cada imóvel tem um orçamento exclusivo, que considera todos esses fatores, fazendo um estudo personalizado. Portanto, se a dúvida é sobre valores, vale a pena entrar em contato com uma empresa de energia solar para cotar.

Conte com quem entende de energia solar

Ainda tem dúvidas sobre energia solar? Entre em contato com a MS Energia, nossa equipe terá prazer em te atender, esclarecer suas dúvidas e avaliar seu imóvel.

Assim, é possível ter um orçamento exclusivo, pensado para suas necessidades e que fará seu imóvel ser valorizado.

Afinal, energia solar é um investimento que dá retorno médio em 4 a 5 anos e que ainda valoriza sua propriedade no mercado imobiliário. Que tal investir em seu próprio sistema?

Institucional