A produção ineficiente de energia no Brasil é um grande problema para a população, que acaba pagando a conta por essa ineficiência. De acordo com pesquisa divulgada em julho de 2018 pelo Idec, o fornecimento de energia elétrica é um problema em todo o Brasil.
Os moradores do Amazonas por exemplo, chegam a ficar sem luz 45 vezes ao ano, enquanto os paulistanos sofrem esse impacto seis vezes por ano. Mesmo que em São Paulo as quedas de energia sejam menos frequentes, ficar por 7 ou 48 horas à luz de velas é um verdadeiro problema em qualquer região do Brasil.
E isso acontece pela produção ineficiente de energia que afeta implacavelmente a qualidade de vida dos brasileiros. Afinal, tantas horas sem energia elétrica ocasiona dificuldades no cotidiano, como a perda de alimentos que precisavam estar congelados, mas a geladeira não se encontra funcionando.
O Desperdício de Energia
Além da produção ineficaz de energia em solo brasileiro, é preciso também considerar os hábitos de consumo da população. O desperdício de energia se torna um problema não só para o bolso de quem o faz e por isso, acaba pagando muito mais na conta de energia, como também para a sociedade em geral.
Esse cenário de desperdício de energia elétrica impacta na sociedade, que paga contas com bandeiras tarifárias elevadas, tendo em vista que o país precisou produzir energia de forma mais cara para suprir a necessidade de todos. Mas e se a população começasse a se conscientizar e reduzir o desperdício? Pequenas atitudes ao longo do dia causam grandes impactos sociais.
Ao sair de casa para trabalhar, que tal tirar os objetos da tomada? A televisão, o modem de internet, abajur que só é usado durante a noite, todos os equipamentos que ficam com a luz vermelha do standby ligados estão sim consumindo energia.
Esse desperdício diário afeta diretamente a sua conta de luz, que tende a vir mais alta que o necessário. Outro aspecto importantíssimo são os condomínios residenciais. Tendo em vista que a conta não é cobrada individualmente, as pessoas tendem a desperdiçar mais energia.
O que acaba acarretando um maior custo de condomínio para todos os moradores, por isso, cultivar bons hábitos e realizar campanhas no condomínio é sempre uma boa saída. Com tanto desperdício de algo que o país já não consegue produzir com facilidade, é natural que a conta de luz seja cada vez mais cara para todos.
A Ineficiência do Setor
A produção ineficiente de energia no Brasil é essencialmente um problema burocrático. Tendo em vista que o país é uma verdadeiro potência a ser aproveitada pelo setor, mas que está sempre preso às burocracias. Para construir uma nova hidrelétrica por exemplo, são necessários anos estudando a localização, desenvolvendo projetos e os aprovando.
Justamente isso, gera uma enorme defasagem entre a necessidade do país e o que ele é de fato capaz de produzir, ocasionando os terríveis apagões. O desperdício de energia é, portanto, nesse cenário algo ainda mais grave. Sendo importante que toda a população se conscientize sobre o consumo de energia para evitar o desperdício e tentar balancear essa ineficiência produtiva.
Produzir a Própria Energia é Uma Saída?
Se você quer evitar ser uma vítima de apagões em seu imóvel, produzir sua própria energia é uma alternativa inteligente. Investir em produzir sua própria energia solar é positivo não só do ponto de vista financeiro e da garantia de jamais ficar no escuro total. Mas a produção de energia solar no seu próprio imóvel também garante que você estará usando uma energia muito mais saudável para o planeta, tendo em vista que ela não emite poluentes.
Além disso, a energia solar é inesgotável e o investimento inicial feito na instalação dos equipamentos para obtenção da energia tem retorno médio de 4 anos. Garantindo que você economiza muito nas contas mensais de energia, evitando ficar sujeito às alterações de bandeiras e tarifas que ocasionam desregulação do seu orçamento mensal.
Caso o seu objetivo seja se tornar independente da concessionária estadual e começar a produzir sua própria energia para diminuir os custos e se proteger dos apagões, você precisa conhecer a M S Energia Solar, que será sua parceira nesse projeto.