02/07

A energia solar poderá substituir a energia tradicional?

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é se a energia solar poderá substituir a energia tradicionalE você também apresenta essa mesma dúvida?

A verdade é que essa fonte de energia gera um percentual de economia considerável na conta de luz do consumidor brasileiro. Além disso, ela também representa uma opção sustentável, uma vez que não prejudica o meio ambiente. Apesar disso, a energia solar é considerada uma inovação fruto da tecnologia ainda recente e sua implantação gera dúvidas e resistência a muita gente.

Pensando nisso, desenvolvemos esse post para lhe mostrar tudo sobre esse processo de transição e se ele de fato irá ocorrer. Confira!

Afinal de contas, porque é necessário substituir as fontes de energia tradicionais? 

Quando a pergunta a energia solar poderá substituir a energia tradicional surge, muita gente também se questiona o porquê da necessidade dessa mudança.  E a verdade é que as atuais fontes energéticas utilizadas em todo o mundo são insustentáveis. Como elas não são fontes limpas, acabam prejudicando diretamente o meio-ambiente e com o tempo, se não usadas de maneira consciente, podem acabar se extinguindo. 

As termoelétricas, por exemplo, utilizam combustíveis fósseis para a geração de energia. E a queima deles acaba contribuindo com a poluição, a piora do aquecimento global, e o surgimento de chuva ácida. Entre os principais combustíveis fósseis utilizados ao redor do mundo estão o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Acontece, que esses recursos naturais, além de serem poluentes, também estão acabando.E o tempo para eles se esvaíram totalmente não é muito. Estima-se que as reservas naturais desses recursos, no mundo, podem acabar em até 100 anos. Por conta disso, eles são considerados recursos não renováveis. Apesar deles poderem se renovar através de processos naturais, isso leva centenas de milhões de anos para ocorrer.

Já as hidrelétricas, que continuam sendo a principal fonte de energia no mundo, também não são tão sustentáveis quanto muita gente acredita. Isso porque, para a construção dessas estruturas, é necessário mexer com o curso natural de rios, ou até mesmo inundar áreas inteiras.  E isso acaba prejudicando biomas inteiros. Já não é de hoje que pesquisadores têm estudado o impacto dessas fontes de energia nos locais de construção. 

E como a energia solar poderá substituir a energia tradicional?

A energia solar poderá substituir a energia tradicional. Apesar dos altos investimentos, as vantagens e o potencial dessa fonte de energia compensam qualquer investimento. 

Começando pelo fato dela ser totalmente limpa. A geração de energia através da captação de raios solares não gera nenhum tipo de resíduo ao meio ambiente. Por isso, ela é considerada uma das mais amigáveis ao meio ambiente. E ao contrário do que muita gente pensa, ela não é tão cara.

Nos Estados Unidos, por exemplo, condomínios estão substituindo os telhados tradicionais, por telas que também são painéis solares. Dessa forma, cria-se um ambiente auto sustentável, quando o assunto é energia elétrica. Só para ter uma ideia da potência da energia solar, uma milha quadrada de painéis solares, equivale à energia gerada por quatro milhões de barris de combustível fóssil. A diferença é que nenhum gás tóxico é jogado no meio ambiente.

Como é produzida a energia solar, e quanto seria necessário para fornecer energia para o planeta inteiro?

Um sistema de energia solar funciona de maneira relativamente simples. Basicamente, ele capta a luminosidade e, através das células fotovoltaicas sensíveis à radiação solar, os painéis convertem em energia elétrica. Essa energia pode ser usada como a gerada por hidrelétricas. Ou seja, tanto em residências como em comércios e indústrias. 

E quanto seria necessário para conseguir comportar a demanda mundial? Segundo pesquisas, seria necessário cobrir uma área de 366,375 quilômetros quadrados com células fotovoltaicas, para atender a demanda mundial anual mundial por energia. Essa área seria o tamanho aproximado da Alemanha. A princípio esse número pode parecer gigantesco. Mas se você for verificar, essa extensão corresponde a apenas 0,2% da superfície do planeta que é coberta por terra. Por conta disso que a substituição das energias tradicionais pela solar, tem sido cada vez mais cogitada. 

A verdade é que ainda não há uma resposta para a pergunta, se a energia solar poderá substituir a energia tradicional? Mas se depender do crescimento dos investimentos, essa fonte deve ocupar grande espaço em todo o mundo, em um futuro próximo. Quer saber mais sobre essa opção? Aproveite para entrar em contato com a MS Energia Solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Institucional