19-11-O-Crescimento-de-Energia-Solar-e-Seu-Impacto-na-Economia-Mundial

O Crescimento de Energia Solar e Seu Impacto na Economia Mundial

O aumento das contas de luz tem feito com que vários consumidores procurem a energia solar como forma de economizar mensalmente. E o crescimento dessa busca tem gerado impacto na economia mundial.

Economizar é fundamental para manter as contas em equilíbrio. Mas se tem uma conta que é quase impossível de economizar, é a conta de luz.

O Crescimento da Busca por Energia Solar e a Economia 

A implementação de placas fotovoltaicas em diversas propriedades brasileiras está impactando na economia do país.

O mercado de energia solar está em ascensão e vem inclusive gerando empregos. Os incentivos governamentais têm ajudado a impulsionar o setor que deve continuar em crescimento pelos próximos anos.

Entre os incentivos, existem programas do Ministério de Minas e Energia e da Caixa Econômica Federal, que oferecem linhas de crédito e parcelamento para instalação de energia solar em até 20 anos.

Esses incentivos são ofertados para a indústria visando a autossuficiência energética, de modo que ela seja mais competitiva ao reduzir custos de energia e com isso possa gerar emprego e renda.

Outro aspecto importante é que se a indústria é autossuficiente ela deixa de precisar da rede de distribuição da cidade, algo que o Governo vê com bons olhos, tendo em vista a dificuldade do Brasil de produzir energia para abastecer toda população.

Impacto Ambiental

Além do impacto na economia mundial, o crescimento do uso de energia solar possui um grande impacto positivo para a saúde do planeta.

O consumo de energia no mundo tende só a crescer, quanto mais tecnologia desenvolvemos mais usamos energia elétrica, no entanto, existe uma dificuldade de gerar essa energia sem poluir, quando se usa os meios tradicionais de produção de energia.

O que não acontece quando se está usando placas fotovoltaicas para tornar um imóvel autossuficiente através da energia solar, pois é limpa, inesgotável e renovável.

Apostar no uso de energia limpa é fundamental para que possamos reduzir o impacto da poluição, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa.

A Energia Solar Irá Dominar o Mercado?

Ainda não há como prever se de fato o crescimento do setor de energia solar irá ser grande o suficiente para que possa tomar a liderança do segmento e deixar os meios de produção de energia mais tradicionais de lado.

Esse cenário seria muito positivo para a saúde ambiental, no entanto, os incentivos governamentais são no sentido de facilitar o acesso das indústrias às placas solares e não dos imóveis residenciais.

Por isso, ainda existe uma certa dificuldade de que as pessoas possam adquirir suas placas e realizar o projeto de autossuficiência de seus imóveis.

Muito embora já saibamos que esse investimento inicial é alto, mas que ele se paga em média em 4 anos, é preciso planejamento financeiro para que se consiga realizar esse tipo de investimento em sua propriedade.

Porém, esse investimento trará uma grande valorização no mercado uma vez que as placas solares estiverem devidamente instaladas e funcionando, por isso, o proprietário só tem a ganhar com esse tipo de investimento. Mesmo que não pretenda ficar com a casa a longo prazo.

Além do fato da economia mensal ao não ter que se preparar para pagar uma conta de luz que costuma ser variável e cada mês, representando a necessidade de economizar no uso de energia.

Se você está pensando em instalar placas fotovoltaicas na sua casa e aderir a esse movimento crescente de uso de energia limpa, conheça a MS Energia Solar.

Institucional