15/10

O Que os Grandes Apagões de Energia no Brasil Ensinaram?

O Brasil é um país de dimensões continentais e que sofreu com grandes apagões em sua história. Mas o que os grandes apagões de energia no Brasil ensinaram para a população?

Um apagão é um grande transtorno na vida moderna, afinal, praticamente nada funciona sem energia elétrica atualmente.

Ficamos sem comunicação com nossos parentes, o trânsito fica caótico sem os semáforos em funcionamento e a tendência é que todo o comércio fique paralisado.

Tudo isso gera transtornos e prejuízo financeiro para o país, mas infelizmente os apagões continuam frequentes na nossa rotina.

Os Grandes Apagões de Energia no Brasil: Ano de 2009 

Registrado em novembro de 2009 o apagão é conhecido como o maior da história do Brasil. Condições climáticas adversas provocaram uma falha em três linhas de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itaipu, deixando 90 milhões de pessoas sem energia.

Além disso, 90% do território do Paraguai também ficou totalmente às escuras, e em algumas regiões a luz só voltou após 7 horas, enquanto em outras cidades, a energia voltou em cerca de 1 hora.

Apagão de Fevereiro de 2010

Pouco tempo depois, em fevereiro de 2010 houve um outro apagão que atingiu o norte e nordeste.

Algumas cidades ficaram apenas 2 minutos sem energia enquanto outras passaram algumas horas no escuro, ocasionando pane em sinais de trânsito e um verdadeiro caos nas cidades que ficaram sem energia por um período mais longo.

A causa do problema até hoje não foi identificada. Desde então outros apagões de menor proporção são registrados pelo país. No Nordeste em 2013 e Porto Alegre em 2014.

E infelizmente a frequência desses apagões no Brasil causam uma sensação de insegurança na população.

O Que Os Apagões Ensinam?

Além do hábito de estarmos sempre prevenidos com outras fontes de luz em casa, como velas e luzes de emergência, a frequência dos apagões no Brasil ensina a população que se existir a possibilidade, a melhor forma de se prevenir é tendo sua própria fonte de energia em seu imóvel.

Poder contar com a geração de energia através do sistema de placas fotovoltaicas evita que seu imóvel fique às escuras por causa da falta de infraestrutura e de qualidade no fornecimento de energia a toda população.

A questão de distribuição de energia no Brasil é problemática não só por causa dos apagões, mas também por causa do preço que se cobra por essa energia.

Tendo em vista que os valores são variáveis de acordo com a bandeira vigente, o que ainda contribui para gerar uma dificuldade de planejamento financeiro.

Principalmente quando falamos em empresas que precisam da energia para se manterem em pleno funcionamento e que por isso, acabam tendo que aumentar o preço de seus produtos ou serviços por causa do alto custo de energia.

Energia Solar e suas Soluções

Além de te proteger dos apagões, instalar seu próprio sistema de energia solar em seu imóvel oferta outras soluções, como o fato de ser um investimento que dá retorno em média 4 anos após sua instalação.

Após o recebimento do retorno do investimento, você continuará usando as placas fotovoltaicas em seu imóvel, apenas lucrando com essa aquisição.

Além que poderá usar toda a energia que for necessária sem correr o risco de apagões e sem precisar pagar contas mensais altas.

Além disso, a instalação de um sistema fotovoltaico tende a valorizar o imóvel, pois no ato da venda, a placa solar será um item que irá valorizar bastante a propriedade, aumentando seu preço.

E você? Já passou por algum apagão e quer evitar esse transtorno novamente? Converse com a MS Energia Solar, uma equipe de profissionais capacitados, que oferece todas as soluções para seu imóvel nunca mais depender da distribuidora de energia local.

Por conseguinte, os grandes apagões de energia no Brasil são ainda muito comuns, por isso ter seu próprio sistema de energia é uma forma de se proteger desse transtorno.

Institucional