As crises de abastecimento no Brasil impactam diretamente no comportamento dos consumidores. Por conta disso, a cultura da abundância foi praticamente erradicada do país, o que impactou profundamente na qualidade de vida dos brasileiros.
A água, além de ser extremamente importante para o cotidiano popular, tem espaço na produção de energia nas hidrelétricas. E a crise de abastecimento ocasionou justamente uma maior dificuldade na produção de energia, por isso a necessidade de racionamento.
Um Impacto Cultural
Pelo do Brasil ser um país de muitos recursos naturais, a população carregava consigo o pensamento de que nunca ocorreria um problema de abastecimento de água.
Até que em 2015 a crise hídrica pegou o país de surpresa e o que mais se falava em todos os canais de notícias era a necessidade de reverter essa situação e economizar.
Muitas famílias ficaram dias inteiros sem receberem água para as necessidades básicas e a seca que antes era uma realidade apenas do Nordeste, se tornou um problema nacional.
A necessidade de economizar se tornou tema principal de jornais e programas de televisão e a população acompanhava de perto a diminuição drástica dos reservatórios que abasteciam as grandes capitais brasileiras.
Tendo em vista que, o país é fortemente impulsionado pela energia proveniente das hidrelétricas, a crise de abastecimento de água impactou a sociedade de diferentes formas.
Não era preciso apenas economizar água, a economia na energia também se tornou vital nesse cenário de crise.
A Cultura do Desperdício
Esse caos no abastecimento de água e fornecimento de energia não se tornou tão grave somente pela falta de investimento do poder público!
A sensação de que os recursos naturais do país são infinitos é um dos motivos por trás desse terrível cenário de crise.
O costume popular de desperdiçar energia, água e todos os demais insumos é um erro grave que a população insiste em cometer.
A dificuldade fez com que muitas pessoas começassem a rever a forma como usam a energia e a água em casa, adotando cuidados simples como:
- Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes;
- Diminuir o tempo de banho;
- Instalar redutores de pressão nas torneiras;
- Evitar lavar áreas da casa que podiam ser limpas com menos água;
Todos esses novos hábitos foram constantemente ensinados e reforçados para a população, visando contribuir para que o consumo de água fosse diminuindo aos poucos de modo que a água restante fosse suficiente para abastecer a todos enquanto as chuvas não enchem os reservatórios.
Mudando Hábitos
Se você quer proteger a si e sua própria família das crises de abastecimento, é importante mudar os hábitos cotidianos.
Diminuir o desperdício é fundamental, não só no consumo de água, como também no consumo de energia.
Para evitar o cenário caótico da crise de abastecimento, todos precisam fazer a sua parte. E uma boa alternativa quando se trata de energia elétrica é investir na produção da sua própria energia, segura, limpa e renovável.
Diminuindo o impacto da poluição no meio ambiente, portanto, a energia solar é um investimento excelente para o seu imóvel e positivo para a sociedade.
Se o seu objetivo é realizar esse investimento em seu futuro, protegendo-se de futuras crises de abastecimento, conheça a MS Energia Solar, que é uma empresa que poderá ser sua parceira nesse objetivo.