A energia solar tem se mostrado uma opção cada vez melhor para acabar com a crise energética no Brasil. Limpa e de alta eficiência, ela pode atender os brasileiros facilmente. Mas quais são os estados do Brasil que mais investem em energia solar atualmente?
Apesar da tecnologia já ter se mostrado uma excelente opção, por conta de todos os benefícios que ela oferece não só para o bolso mas para o meio ambiente, são poucos os estados que realmente estão desenvolvendo a ideia.
E nesse post, você vai descobrir quais são eles. Confira!
Estados do Brasil que mais investem em energia solar
Minas Gerais
Minas Gerais não ocupa o primeiro lugar dos Estados que mais investem, mas, dos que mais consomem energia solar. Ele foi o primeiro a isentar o ICMS sobre a energia solar!
Atualmente, a unidade federal concentra uma potência de 35.499,60 kW. Ao todo, ele tem cerca de 7.815 sistemas de energia solar instalados, entre residenciais, industriais, comerciais e rurais.
Um dos motivos do alto investimento nesse tipo de energia é que Minas Gerais tem um alto nível de incidência solar, na maior parte do ano. Isso torna o Estado extremamente propício para a geração desse tipo de energia.
São Paulo
O segundo lugar do ranking de estados do Brasil que mais investem em energia solar fica em São Paulo. E ele dá sinais de que em breve vai ultrapassar o primeiro colocado. Atualmente, ele tem 7.689 sistemas de energia solar.
Um dos grandes pontos a serem destacados sobre São Paulo é que o no quesito sistemas solares residenciais, ele já supera Minas Gerais. Com isso, o nível de representatividade no nicho residencial é bem maior.
Nessa unidade federal a incidência de sol também é maior, o que facilita a geração de energia solar.
Rio Grande do Sul
Em terceiro lugar no estados do Brasil que mais investem em energia solar está o Rio Grande do Sul, que, apesar de ficar bem longe da linha do Equador e ter uma incidência menor de sol, também tem um potencial grande para geração de energia solar.
Um fato curioso é que em relação a potência, ele já ultrapassa São Paulo. O estado gaúcho tem 340 kW gerados contra 50.315 kW do estado paulista.
Isso acontece porque a quantidade de sistemas comerciais é maior. E esse tipo de sistema tem uma potência maior, se comparado aos sistemas residenciais. Atualmente, são 5.189 sistemas instalados em todo o estado.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro fica com o quarto lugar no ranking de estados do Brasil que mais investem em energia solar. O grande diferencial dessa unidade federal é o nível de radiação solar, que torna ela uma grande potência no assunto.
O estado recebe 1,7 MW/m2 de radiação solar anualmente com irradiação direta média de 5,18 kWh/m2 por dia. Para se ter uma ideia de todo esse potencial, cada metro quadrado do Rio recebe energia suficiente para deixar um chuveiro elétrico ligado por mais de uma hora.
Ou seja, com um aporte financeiro maior do Governo, e também por parte dos próprios moradores do Estado, ele poderia ser facilmente mantido apenas com painéis solares.
Ceará
Por ficar em uma Região super próxima do Equador (e que consequentemente consegue receber mais radiação solar), o Ceará também é um dos estados do Brasil que mais investem em energia solar.
E o crescimento dele é de se admirar. Nos últimos seis meses ela foi de 57%. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), saltou para 17,1 MW em 2018.
E apesar de ser o quinto colocado no ranking nacional, ele está em primeiro no ranking da Região do Nordeste, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Paraná
Por último, mas não menos importante está o Paraná. Ele ter também tem um grande potencial de captação de energia solar, principalmente levando em conta que a companhia elétrica que atua no estado, trabalha com esse tipo tecnologia, mas das 1.547, somente 0,03%, utilizam ela.
Ou seja, há um grande potencial no estado, mas, que precisa ser melhor aproveitado.
Gostou de saber sobre os estados do Brasil que mais investem em energia solar? Quer saber mais sobre essa alternativa energética amiga do meio-ambiente? Então aproveite para entrar em contato com a MS Energia Solar!