MS-Energia-Solar

Por que a energia elétrica é tão cara no Brasil?

Muitos brasileiros se perguntam por que a energia elétrica é tão cara no Brasil. Todo mês a conta de luz chega em casa, deixando muita gente de queixo caído com os valores cobrados.

E o mais curioso é que a fonte de energia em si, não é tão cara. Porém, a quantidade de impostos e encargos que incidem sobre ela, acaba encarecendo, e muito, esse tipo de serviço.

Nesse post, você entenderá um pouco mais sobre por que a energia elétrica é tão cara no Brasil e mais:

  • Conheça as principais diferenças entre as usinas hidrelétricas e termoelétricas;
  • Por que tantas pessoas tem buscado por alternativas energéticas hoje em dia.

Confira!

Afinal de contas, por que a energia elétrica é tão cara no Brasil?

Existem vários motivos que explicam por que a energia elétrica é tão cara no Brasil. Um dos principais é em relação a estrutura, que é amplamente dependente das usinas elétricas. Segundo pesquisas, em 2016 pelo menos 68,1% de toda a energia gerada no país foi proveniente desse tipo de estrutura.

Mas, além disso, também houve um crescimento na demanda por usinas termoelétricas, que têm custos bem maiores do que as elétricas.  Esse aumento de demanda ocorreu devido à falta de investimento do próprio Governo em fontes alternativas de energia.Só para ter uma ideia, em 1996, a demanda pelo uso das termoelétricas não chegou a 5%. Mas, em 2016, esse número já tinha ultrapassado os 32%.

Agora, o que mais encarece a conta para o consumidor são os impostos e encargos. Eles são responsáveis por pelo menos 50% do valor cobrado, o que é uma porcentagem altíssima. Outro fator que deve ser considerado é a cobrança de outorgas em licitações. Basicamente quando uma empresa vence uma licitação, ela precisa pagar essa outorga para poder atuar.

Isso é necessário para evitar que empreendedores aventureiros acabem tentando atuar e gerando mais problemas. Acontece que esses valores são automaticamente embutidos nas contas de luz. Ou seja, é o próprio consumidor que paga para a empresa que venceu a licitação possa atuar e fornecer o serviço que ele necessita.

Diferenças entre as usinas elétricas e termoelétricas

A grande maioria da energia gerada no Brasil vem de usinas elétricas e termoelétricas. Contudo, é preciso ter em mente que elas funcionam de forma diferente, e por isso que a demanda crescente de ambas está encarecendo a conta de luz.

Hidrelétricas

São consideradas as mais populares no Brasil e o oferecem um custo melhor. Basicamente, elas usam força da água para o movimento da turbina que gera energia.

E apesar de ser considerada “limpa” essa fonte pode desencadear uma série de mudanças negativas para o meio-ambiente. Isso porque, para que seja possível usar a energia delas, é necessário construir barragens em rios geralmente já encachoeirados.

Por conta da riqueza hidrografia, essa a principal fonte de energia do Brasil. Tanto que nós temos em parceria com o Paraguai, a maior usina deste tipo do mundo é a Itaipu Binacional. Mas, os desastres ambientais provocados por esse tipo de usina são bem grandes. Isso porque, muitas vezes é necessário desviar o curso de rios, fazendo que áreas inteiras que antes tinha água, fiquem secas. Com isso, toda a fauna e flora são prejudicadas.

Além disso, em alguns casos é necessário inundar áreas inteiras, o que acaba destruindo áreas ricas em biodiversidade e até mesmo habitadas. Isso sem contar nos problemas a longo prazo por conta dos desvios pluviais.

Termoelétricas

Por sua vez, as usinas termoelétricas utilizam o calor para gerar energia. Para isso, são queimados diferentes tipos de combustíveis fósseis. Esse calor aquece a água que se transforma em vapor e movimenta a turbina.

Além de ser uma energia que envolve custos maiores, uma vez que é necessário comprar os combustíveis e não aproveitar recursos naturais como nas hidrelétricas, esse tipo de fonte gera impactos ambientes bem maiores. Os gases liberados por conta da queima, contribuem com o aquecimento global, a chuva ácida e com a poluição.  Ou seja, as duas principais fontes energéticas do Brasil, além de caras, geral prejuízos.

Agora que você já sabe por que a energia elétrica é tão cara no Brasil, não deixe de ler o artigo Qual é o retorno financeiro de se investir em energia solar?.

Aproveite e acesse o nosso site  MS Energia Solar e saiba mais sobre essa excelente alternativa energética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Institucional