MSSSS

Por que só agora a energia solar está se desenvolvendo no Brasil?

A energia solar é hoje uma das fontes de energia renovável mais buscada por consumidores em todo o mundo. De acordo com algumas previsões, essa energia representará daqui a 30 anos, por volta de 2050, mais de 10% da matriz energética mundial. Países como Alemanha, Japão, China e Estados Unidos são líderes na instalação de novos sistemas de energia fotovoltaica a cada ano.

O Brasil, também segundo alguns indicadores, deve estar até 2030 entre os maiores produtores desse tipo de energia. Por ser um país geograficamente favorecido pelo seu alto índice de irradiação de luz solar, especialmente no nordeste, ele se torna um ótimo produtor de energia fotovoltaica.

Entretanto, ainda estamos bastante atrasados quando comparado com diversos outros países, como os citados anteriormente.

Mas por que só agora a energia solar está se desenvolvendo no Brasil?

Para responder a essa pergunta, trouxemos aqui algumas informações importantes sobre esse assunto. Acompanhe até o final para saber mais sobre o panorama do cenário brasileiro da energia solar, a evolução do acesso ao crédito e a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância das energias renováveis.

O panorama brasileiro da energia solar

Até o ano de 2002, há quase duas décadas, o uso da energia solar no Brasil ainda era extremamente restrito. Por ter um custo bastante elevado, ao alcance de raríssimas pessoas, essa tecnologia era muito pouco competitiva no país. O seu uso ainda era considerado apenas para atingir comunidades que eram mais isoladas e não contavam com abastecimento das redes de distribuição elétrica. Além disso, como naquele tempo ainda não havia a incorporação dos sistemas fotovoltaicos às redes públicas de eletricidade, esse tipo de energia ainda era considerado uma fonte inconstante.

Para uso em dias de pouco sol ou à noite, por exemplo, apenas quem tinha baterias para armazenamento de energia no sistema podia fazer uso constante dela. Apenas 10 anos depois, em 2012, foi que o setor de energia solar ganhou força no Brasil e começou a crescer. Esse impulso veio após a aprovação de uma regulamentação para conexão e compensação de geradores distribuídos de energia solar.

Desde então, a energia fotovoltaica cresceu muito por aqui, em 6 anos, de duas maneiras:

  • Aumento do número de geração distribuída de energia solar com o uso individual dos sistemas fotovoltaicos em edifícios residenciais, comerciais e públicos
  • Aumento dos grandes centros de geração de energia solar centralizada que visam atender a demanda energética do país

A evolução do acesso ao crédito para energia solar

Um dos grandes motivos para o aumento do número de consumidores dos sistemas de energia fotovoltaica no Brasil foi a abertura do acesso às linhas de crédito. Dessa forma, além do barateamento dos equipamentos, os consumidores interessados passarem a ter uma maior facilidade para comprar e instalar os sistemas em suas casas com a ajuda dos bancos e do governo.

Conscientização sobre a importância da sustentabilidade

A questão financeira é uma das grandes razões para o aumento da procura e do investimento em energia solar aqui no país. Além das linhas de créditos, a expectativa do retorno financeiro promovido pela geração própria de energia e redução dos gastos com energia elétrica fazem as pessoas buscarem a energia solar.

Mas apesar disso, a maior conscientização sobre a importância da sustentabilidade do planeta também é um dos principais fatores do aumento do uso de energia fotovoltaica. Esse tipo de energia renovável, mais do que qualquer outra, é inesgotável, abundante e limpa, sem trazer prejuízos ao meio ambiente.

Isso porque ela não produz resíduos, não traz a necessidade de modificações ambientais (como a hidrelétrica) nem emite CO2 e outros gases tóxicos para a atmosfera. Dessa forma, ela se torna uma alternativa excelente para consumidores individuais preocupados com o futuro do planeta e das próximas gerações.

Como você viu, o Brasil demorou a investir e se desenvolver quanto à geração e ao uso da energia solar. Há 6 anos esse setor foi impulsionado com apoio governamental e acesso às linhas de créditos de bancos públicos e privados. Mesmo tendo começado bem atrás de outros países, como China e Estados Unidos, o Brasil já se desenvolveu bastante quanto à geração de energia solar, estimulado pela excelente posição geográfica em que se encontra.

Gostou do artigo de hoje?

Se você tem alguma dúvida sobre energia solar, entre em contato conosco! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Institucional