MS

Vantagens e desvantagens de investir em energia solar

O consumo de energia solar em todo o mundo aumenta a cada ano, principalmente com a redução do custo dos equipamentos.

Além disso, com o maior conhecimento da população sobre as energias renováveis e seus benefícios ao meio ambiente, cada vez mais pessoas se interessam por aderir a elas.

No nosso artigo “O que são energias renováveis e como tirar o melhor proveito delas” você pode conhecer mais sobre esses tipos de energias alternativas.

A energia solar, em comparação a outros tipos de energias renováveis ou não, beneficia tanto o bolso do consumidor quanto o meio ambiente.

Apesar de muitos benefícios, existe sempre o outro lado da moeda, e é assim com a energia solar, ocorrendo também algumas desvantagens.

Como o Brasil é uma das principais potências na geração de energia solar, é interessante para o brasileiro conhecer mais sobre ela.

Sendo assim, eu trouxe aqui nesse artigo as principais vantagens e desvantagens de investir em energia solar.

Acompanhe e entenda tudo sobre o assunto!

O que é a energia solar?

A energia solar é uma das energias renováveis mais sustentáveis e acessíveis de todas, sendo gerada a partir da irradiação da luz solar em painéis fotovoltaicos.

Como você viu, o Brasil, por ser um país de alta incidência solar, é um dos principais geradores desse tipo de energia limpa e saudável.

Veja agora quais são as vantagens e desvantagens de fazer investimentos para usar esse tipo de energia.

Vantagens da energia solar

1- É uma energia autossuficiente

A energia solar não necessita de grandes projetos de produção, construção e extração para ser gerada.

Para que ela seja produzida, basta a instalação de painéis solares e da disponibilidade da luz solar, sendo extremamente consistente e confiável.

Em comparação às outras energias, renováveis ou não, como a hidrelétrica, o carvão e o petróleo, ela é bem mais acessível e fácil de ser produzida e utilizada.

Mesmo em dias nublados, desde que haja incidência de alguma quantidade de luz solar, essa energia é gerada sozinha, mesmo que em baixa quantidade.

2- Seu nível de poluição é zero

A energia solar não polui o ambiente com gases, muito menos com ruídos, podendo ser utilizada em casas e comércios sem problemas à região próxima.

Como não emite gases para a atmosfera, a energia solar já se mostra bem mais vantajosa em relação à poluição do que os combustíveis fósseis, por exemplo.

3- Ela é extremamente sustentável

Como você viu, além de ser renovável e de fácil captação, e de também não poluir com gases e barulhos extremos, a energia solar é extremamente sustentável.

Em comparação, por exemplo, com a energia hidrelétrica que necessita de construção de grandes obras de engenharia, desocupação de áreas e transposição de rios, a solar é muito mais benéfica ao meio ambiente.

Os riscos ao planeta são mais baixos ainda quando ela é comparada aos combustíveis tóxicos e à energia nuclear, que a cada dia prejudicam mais a Terra.

4- Manutenção do sistema fotovoltaico é de baixo custo

Para manter o sistema de energia solar fotovoltaica não é preciso desembolsar grandes somas de dinheiro.

O sistema possui poucos elementos em sua composição e é extremamente resistente às condições climáticas, como chuvas de granizo e rajadas de vento.

Além disso, dependendo da inclinação, o sistema pode ser limpo apenas com a água da chuva.

Em locais mais secos e com pouca incidência de chuvas, entretanto, é necessário fazer uma manutenção, a cada 6 meses, para limpeza.

5- A vida útil do sistema é alta e o retorno do investimento é muito bom

Como você pode ver no nosso artigo “Mitos e verdades da energia fotovoltaica”, a vida útil do sistema fotovoltaico é verdadeiramente alta.

Ela dura, em média, 25 anos, enquanto o retorno do investimento feito no sistema é de 5 anos.

Sendo assim, durante quase 20 anos é possível lucrar com a geração de energia, tendo o sistema já sido pago.

Desvantagens da energia solar

1- O custo de investimento no sistema é alto

Com os avanços tecnológicos nos últimos anos, os custos dos sistemas fotovoltaicos caíram bastante.

Entretanto, esses preços ainda não estão muito acessíveis a um grande número de brasileiros que desejam iniciar a utilização desse tipo de energia.

Para quem pode arcar com os custos de compra e instalação, lembrar que a longo prazo o uso da energia solar gera muito lucro e reduz a conta de energia em mais de 90% é um bom motivo para investir no sistema fotovoltaico.

2- Ela não é aproveitada à noite

Como a presença da luz solar é necessária para que a energia fotovoltaica seja gerada, em períodos em que ela não se faz presente, como à noite e em dias com muita chuva, a energia não é produzida.

Sendo assim, é preciso que haja uma conexão com a rede integrada de geração de energia ou que ela seja armazenada para que o local tenha energia nesses períodos de baixa luminosidade.

Como você viu, a energia solar é cada vez mais importante em todo o mundo e o Brasil segue essa tendência, principalmente por ser um dos principais geradores dela.

Esse tipo de energia renovável possui muito mais vantagens do que desvantagens, como foi mostrado aqui no artigo.

Sendo assim, se você tem condições financeiras no momento, instalar um sistema de energia fotovoltaica é uma ótima forma de reduzir os gastos com energia elétrica e ajudar o meio ambiente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Institucional