Quando o assunto é energia solar, é comum surgir algumas dúvidas. Afinal de contas, essa fonte de energia alternativa é confiável? Qual é o seu tempo de vida útil? Posso economizar dinheiro usando energia solar? Nesse post você verá algumas das principais dúvidas comuns sobre energia solar respondidas!
Para começar, a energia solar é uma excelente alternativa energética não só para quem deseja economizar, mas para quem se preocupa com o meio-ambiente! Antes, essa era uma opção relativamente cara e pouca acessível.
Mas agora, com o desenvolvimento de novas tecnologias, ela se tornou muito mais em conta! Confira abaixo algumas das dúvidas comuns sobre energia solar respondidas e descubra se essa fonte de energia é uma boa opção para você.
Dúvidas comuns sobre energia solar respondidas: Descubra quais são as top 5
O que acontece quando o dia está nublado ou quando anoitece?
A geração de energia desse tipo de sistema está diretamente ligada ao recebimento de luz pelos painéis. Logo, quanto mais luz eles recebem, mais energia você tem.
Ou seja, quando há nuvens, o recebimento é menor, e a noite o sistema para de gerar energia elétrica. Isso quer dizer que você vai ficar sem luz? Não!
Todos os sistemas tem opções para suprir a variação ou falta de raios solares, tais como um motor-gerador e baterias. Mas, se o projeto for bem desenvolvido, é possível ter o máximo de eficiência energética!
Qual é a vida útil de um sistema de energia solar?
Uma das dúvidas comuns sobre energia solar é sobre o tempo médio de vida útil desse tipo de sistema de energia. Nesse caso, a resposta é entre 30 e 40 anos.
E o mais interessante é que a maioria dos painéis tem uma garantia de 25 anos. Outros elementos do sistema podem ter uma vida útil que varia bastante. As baterias, por exemplo, podem ter de 4 a 15 anos.
Levando em conta que o cliente mantenha a manutenção periódica do sistema, a verdade é que ele pode durar muito, bem mais do que outras alternativas!
É possível usar eletrodomésticos comuns com a energia solar?
Sim! Você pode usar todos os tipos de eletrodomésticos com a energia solar. Desde geladeiras e chuveiros.
O único cuidado que é necessário tomar é ter um projeto de instalação que atenda às finalidades de consumo. Vamos supor que atualmente você more sozinho, mas no futuro deseja constituir família, a demanda de energia para uma família de quatro pessoas é bem maior do que para alguém que mora sozinho.
Além disso, é preciso ficar de olho no índice de consumo de energia dos eletrodomésticos! O ideal é sempre usar os de categoria A, que são os mais econômicos e que podem te ajudar a ter ainda mais economia!
É possível ficar independente das companhias elétricas ao adotar esse tipo de sistema?
Sim! Apesar de muitas casas terem um sistema híbrido. Ou seja, painéis solares e rede elétrica, é possível ter um sistema 100% autônomo, e totalmente livre de dependência das companhias de energia.
Tudo é uma questão de ter um projeto desenvolvido por profissionais. Afinal de contas, é necessário avaliar desde a demanda energética dos itens que serão utilizados, até o espaço necessário para a instalação dos painéis.
Isso sem contar na mensuração de custos de instalação e mensuração. Logo, o ideal é falar com uma empresa especializada no assunto para ver o que é necessário para se tornar totalmente independente das companhias de energia elétrica.
Quanto espaço é necessário para a instalação desse tipo de sistema de energia solar?
Isso vai depender de uma série de fatores. Desde o tamanho e potência do sistema, até o local da instalação. De maneira geral, um sistema de 1 kWp ocupa aproximadamente 7m² de painéis.
Contudo, se esses painéis foram instalados de forma inclinada sobre uma laje, eles põem vir a gerar sombra no outro. Consequentemente, na instalação eles terão que ficar mais afastados, o que irá exigir uma área até duas vezes maior. Além disso, também é necessário levar em conta a quantidade de baterias que o sistema vai ter, ou até mesmo se ele vai contar com um motor-gerador.
Logo, para obter uma resposta bem precisa, o ideal é solicitar um orçamento!
Gostou de ver as dúvidas comuns sobre energia solar respondidas? Aproveite para conferir também o artigo Mitos e verdades da energia fotovoltaica e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto.